La Relatividad de la Verdad


Nota clave de Sagitario: "Veo la meta, alcanzo esa meta y entonces veo otra".

Sagitario es un signo que se destaca por su amor a la verdad y por las ideas espirituales superiores, pero generalmente expresa una tendencia natural para distorsionar, exagerar, ser tendencioso o simplemente ignorar la verdad, como en las palabras del personaje de Jack Nicholson en el filme "Cuestión de Honor": "vocês no agüentam a verdad!", palabras irónicas ditas por un homem que en su julgamento projeta nos que lhe acusan a propia inabilidad para dizer a verdad.

“A verdad está lá fora” é una expressão popular moderna, mas na realidad e idealisticamente, “a verdad está aquí dentro”, na parte más profunda do nuestro ser e da nuestra experiencia. Su verdad, mi verdad. Aquí vemos una correspondencia interesante entre o “deus trascendente” (lá fora) das religiones occidentales e o “deus inmanente” (aquí dentro) das disciplinas orientales.

Eu uso aquí a palabra idealisticamente, pois geralmente a experiencia pessoal é una mistura subjetiva de percepciones vistas a través dos olhos do corpo astral, que ainda não está redimido e nem refinado, junto con un corpo mental inadecuado e imperfecto. Esses dois corpos estão, como toda a humanidad, en estágios diferentes de desenvolvimento, e lutando para equilibrar os pares de opostos.

É por isso que o que vemos a través das lentes de nuestra personalidad é siempre relativo, embora caso a personalidad seja razonablemente integrada e alinhada con a alma, há una mayor posibilidad de expresar una “verdad más pura”. A alma en su propio nivel é verdad, mas a personalidad, que não está evoluída e nem integrada, tem sus apegos e crenças, o que faz com que torça ou racionalice a verdad más pura, e a transforme en algo que se adapte e sirva à sua propia natureza recalcitrante Algunas veces, ao invés de reconocer a pureza de una verdad superior e promover a transformación de nuestras “áreas” astrales-mentales que têm obstruciones, criamos uma outra realidad que serve para esconder ainda más a verdad.

Com isso, construímos uma das maiores fontes de espelhismo, ilusão e dualidad com os quales todos lutamos. O eixo Sagitario–Géminis, é um que lida primariamente com o tema da dualidad. O signo oposto de Sagitario, Géminis, é um dos signos más duplos do zodíaco. (O divertido paradigma de mentira (Géminis) e verdad (Sagitario) foi explorado em outras cartas sobre Géminis).

Quando omitimos a verdad, a dualidad de Géminis se apresenta. Isso foi apresentado de forma humorística no filme “O Mentiroso”, onde o personagem de Jim Carrey está siempre mentindo, decidindo eventualmente dizer a verdad com tal honestidad e de forma tão direta que é algo hilariante e liberador. Por isso “a verdad siempre libera”, não importa o conflito que cause. Coisa que librianos não gostam de fazer e estão siempre botando panos quentes, de modo que a verdad fica siempre “comprometida” pelo medo de causar conflito e distúrbio.

Na mídia cinematográfica (isso deve ter algo a ver com o fato de, no momento, eu estar tão próximo de Los Angeles), existe outra estória poderosa sobre a verdad no filme “Os Últimos Passos de Um Homem” (veja también: http://www.esotericastrologer.org/EA%20Essays/EAessaysPGL9.htm). É sobre um condenado à morte por assassinato (Sean Penn) que se declara inocente até o fim, enquanto espera a execución. Nos últimos momentos, por causa das visitas de uma freira (Susan Sarandon), ele faz uma rememorização dos eventos, até que chega à terrível verdad e a conquista. É interessante que Penn tenha Sagitario ascendente com Júpiter (regente de Sagitario – N.T.) no mesmo signo e na primeira casa (casa da identidad – N.T.).

A dificuldad dos sagitarianos de encararem a verdad tem várias causas. A primeira seria a tendência de Júpiter para exagerar e dramatizar — eles amam uma boa história, ou querem estar siempre na frente ou no topo, para fazer média ou marcar pontos; a segunda causa seria a já mencionada tendência de Géminis de distorcer ou duplicar as coisas.

Na astrología esotérica, a “ciência das cruzes” é bem más acentuada, por isso ao considerar Sagitario, podemos dar uma olhada nos outros signos da cruz mutável para ver a fonte de onde tira suas coisas positivas e negativas. O eixo Virgem–Peixes que completa a cruz mutável tem em Peixes uma fonte potente de maya pessoal. Por isso, podemos concluir: Sagitario exagera, Géminis mente, Peixes fantasia e Virgem “tece” (borda, tricota). Naturalmente, estamos considerando o denominador comum más inferior, mas os estudantes ficariam surpresos se vissem como esses fatores têm influência e se expressam em suas vidas! Todos estes signos también têm muita coisa de imitación e de humor.

Do ponto de vista dos raios, Sagitario expressa o terceiro raio de inteligência ativa, bem conhecido por suas tendências maquiavélicas e manipuladoras, acrescentado pelo sexto raio de devoción ou idealismo, por causa da regência de Netuno, em sua expressão inferior, que dá a tendência para distorcer a realidad. Neste ciclo, o sexto raio encontra uma forte expressão através de Sagitario, por causa do idealismo, entusiasmo e da aspiración tão conhecidas neste signo. Esse é también um bom exemplo de como os raios constituem a parte que falta na astrología, e indicam as fontes dos significados más profundos dos signos. O sexto raio e Sagitario são muito similares, e é esta qualidad do idealismo que, ao mesmo tempo em que é positiva como aspiración para um direcionamento espiritual, é también, paradoxalmente, o que vela e distorce a verdad. O ideal está lá em cima, mas a realidad está bem aqui embaixo (entre aspiración e realización — tornar real, tornar um fato no plano físico — existe uma grande distância – N.T). Talvez isso tenha algo a ver com o fato de sagitarianos estarem siempre replanejando (ha, ha, ha..) (fazendo tabelas de horários e metas – N.T.). A cruz mutável é a que promove constante movimento, mudança e instabilidad. Aqui podemos lembrar de uma passagem do “Antigo Comentário”:

"No meio do redemoinho de forças, eu permaneço confuso. Eu não as conheço, pois em todo meu passado elas me arrastaram para cima e para baixo até me jogarem na terra, onde estou e onde me movimento cego e inconsciente. De um lugar a outro, de um ponto a outro, elas me levam para onde querem, para cima e para baixo, para a terra onde não encontro descanso em lugar nenhum" [i]

É a característica principal de Netuno (especialmente em sua oitava inferior) e o idealismo o que é responsável pela “inverdad” de Sagitario. Muito foi escrito sobre isso em outras cartas sobre a América e su horóscopo com Sagitario ascendente, assim como sobre as mentiras e a decepción de muitos meios de comunicación ao redor do mundo.

A América

Como este autor está, no momento, desfrutando de uma longa estadia na América do Norte, tem visto que a mídia tem se concentrado em um enfoque especial. É quase impossível encontrar nas TVs norte-americanas notícias que cubram o que acontece ao redor do mundo. A maioria das estaciones só noticia o que acontece internamente, e noticias internacionales somente se a América do Norte está envolvida. Em outros países ocidentales, acredita-se normalmente que a maioria das estaciones dá notícias locales e internacionales em contextos relativamente sem tendências.

A América do Norte faz um filtro nas notícias que divulga e os jornalistas envolvidos no sistema têm sido um grande instrumento de propaganda. Há cada vez más notícias “plantadas” e tendenciosas em canales como a CNN, que tem uma versão americana e uma internacional — essa última é bem melhor. A rede Fox e outras criaram uma competição que leva cada vez más ao sensassionalismo e ao comprometimento da reportagem ou da verdad. Isso é devido parcialmente ao mapa natal exotérico da América do Norte, que coloca o ascendente Sagitario sendo regido por Júpiter em Câncer — notícias de tudo o que acontece dentro de casa, ou dos que estão fora de casa, por exemplo: as tropas que estão no Iraque.

Mas naturalmente, a América do Norte, com su ascendente Sagitario, é grande, generosa e amiga, e é onde a “família” da humanidad pode encontrar su lugar; é um grande lugar, mas tem muitas dualidades e padrões duplos.

Os Neoconservadores e a Verdad

Um documentário recente da BBC, chamado de "O Poder dos Pesadelos", mostra tanto o crescimento do terrorismo islâmico, como os “Neocons” da Casa Branca. Com muita persuasão, mostra como a Al Qaeda foi “manufaturada” pelos Neocons na Casa Branca para poder perseguir alguns terroristas individuales; desde então, eles lidaram com a Al Qaeda como um grupo mundial organizado de terrorista, quando, na verdad, não havia tal coisa, mas somente grupos de terroristas sem ser propriamente uma organización. Os mesmos Neocons estavam no poder com Ronald Reagan e fizeram o mesmo tipo de propaganda falsa sobre a União Soviética. Políticos adotaram a política do medo para poder permanecer no poder e arquitetaram as mentiras originales para poder cumprir sus programas — tal como controlar o petróleo e recursos minerales do Iraque e Afeganistão etc. O documentário mostra bem o idealismo que foi elaborado e nutrido dos dois lados, e assim foi criado o fundamentalismo e as distorciones que vemos hoje (um estudo astrológico em três partes sobre os Neocons pode ser encontrado no site: http://www.esotericastrologer.org/EA%20Essays/EAessaysPGL15.htm).

Durante a invasão americana de Bagdá em 2003, Plutão estava localizado no Marte em Géminis do mapa dos EUA. Ele saiu recentemente desse grau e reflete o tamanho das mentiras e enganações que aconteceram durante aquele período, alguns dos quales foram:

Armas de destruición em massa – não havia nenhuma.

Sadan Hussein tinha ligação com Bin Laden – no existe tal ligação.

Al Qaeda é uma organización de terrorismo internacional – é muito más provável que não seja.

A derrubada da estátua de Sadan em Bagdá, no início da invasão, foi uma montagem com uma multidão (más ou menos) alugada. O documentário tem três partes e pode ser visto nos links:

The Power Of Nightmares – Part I: Baby It’s Cold Outside: http://bulk.ctyme.com/bbc1.wmv

The Power Of Nightmares – Part II: The Phantom Victory: http://bulk.ctyme.com/bbc2.wmv

The Power Of Nightmares – Part III: The Shadows In The Cave: http://bulk.ctyme.com/bbc3.wmv

Como foi mencionado em outras cartas que pesquisam más profundamente este trânsito, Marte em Géminis faz quadratura com Netuno em Virgem no mapa dos EUA. Não se pode esperar um aspecto más desafiador de auto-engano e decepciones, o lado inferior das elevadas aspiraciones e inteligência que estão latentes neste aspecto. O trânsito de Plutão com certeza fez com que surgissem as piores características, particularmente na maneira subversiva com que a máquina de propaganda manteve e fomentou este esquema. É muito interessante que o principal propagandista do grupo Neocon foi o brilhante Paul Wolfowitz (que é agora o cabeça do Banco Mundial), que tem o Sol no último grau de Sagitario... oposto por quatro planetas em Géminis! ...hummm.

Os Grupos Espirituales

Pode-se pensar que os grupos espirituales sejam uma das poucas áreas onde a santidad da verdad é preservada, mas infelizmente, quase siempre se está bem longe disso! Até mesmo dentro da área de ensinamentos semelhantes, existe muita divergência de opinião e interpretación, ou de como o material deve ser apresentado. Por isso, a “casa” está “dividida contra si mesma” enquanto os membros da mesma “família” tomam decisões e fazem julgamentos baseados em versões pessoales da verdad.

“Irmãos" da mesma família espiritual assumem, arrogantemente, a posición de juízes uns dos outros. Sagitario é associado à lei e por isso é um dos signos do zodíaco más propenso a fazer julgamentos. Os julgamentos são derivados de uma interpretación “direcionada” (estreita) do que está em jogo, por causa da sua seta apontada (direcionada) de Sagitario, junto com a superficialidad de Géminis, sua contraparte, somada à energia de sexto raio que está envolvida. Por isso Sagitario pode ser facilmente enganado pelas aparências externas. Sagitario también pode ser muito apegado ao pensamento religioso ou espiritual, por isso o fundamentalismo que foi mencionado antes e o su aumento quando Plutão estava transitando em Sagitario.

Como Sagitario rege a verdad, ele rege también a ilusão, a verdad velada ou destorcida; e a linha, muitas vezes, pode ser realmente bem fina. O trauma do criminoso (mencionado antes) era encoberto para poder enfrentar a verdad. Qualquer choque ou trauma criará uma dissociación da realidad, quer seja o abuso sexual de uma criança ou a vítima de um acidente de trânsito, e a pessoa que tenha sido afetada, com toda sinceridad, reconhecerá a verdad, a única verdad que eles podem ver.

Esses são exemplos grosseiros, mas isso también acontece nos níveis más sutis, onde a verdad é ainda más difícil de ser discernida; isso pode ser bem ilustrado por Peixe, que é impressionável e a quem falta a discriminación de Virgem. Qualquer espelhismo ou vício de orgulho, medo, amor ao poder etc. comporá e levará ao comprometimento da verdad. Na verdad, isso faz com que a maioria de nós seja mentirosa, e isso porque nenhum de nós está livre de espelhismos e ilusões!

Um indivíduo, por esforço próprio, pode ter recebido fortes impressões do Mestre, e a forte energización criada pelo contato geralmente gera uma superestimulación e uma poderosa forma-pensamento de que ele é “o recipiente escolhido”. Há muitos exemplos disso em grupos do passado, desde há 100 anos, e até o presente momento. Geralmente, para manter o prestígio espiritual e o poder que ainda existe latente em suas personalidades não redimidas, esses indivíduos afirmarão que o Mestre os escutam, quando, na verdade, fazem contato com ecos astrales de alguma realización do passado, ou nem mesmo isto.

Do mesmo modo como aconteceu, muitos anos atrás, com alguns grupos teosóficos, acontece hoje; existem líderes e muitos “canalizadores” que afirmam ter contato com os Mestres e que parecem estar paralisados para tomar decisões, a não ser se perguntarem antes ao Mestre. Um Mestre de verdad (não um protótipo astral) não tem o menor interesse, nem a más leve inclinación ou tempo para responder a solicitações tão mundanas! Mas algumas pessoas, que talvez tenham agendas pessoales dentro do contexto de um grupo maior, são conhecidas por manipularem e coagirem outros dizendo que o Mestre disse isso e aquilo, e que portanto devem obedecer para não serem eliminados da “Hierarquia”.

"O discípulo logo descobre que os Mestres não estão facilmente acessíveis. Eles são homens muito ocupados, e não têm como desperdiçar nenhum momento para se comunicarem com discípulos. Somente em caso de emergência e com os iniciantes no Caminho do Discipulado, os Mestres usam a energia necessária para estabelecer rapport" [ii] .

Que possamos encontrar nuestra verdad, que um dia nos levará à Verdad Última — hummm, mas ainda relativa.

Phillip Lindsay © 2005


[i] Astrologia Esotérica, Alice A. Bailey. p. 20 da ed. inglesa.

[ii] Um Tratado Sobre Magia Branca, Alice A. Bailey. p. 172 da ed. inglesa.