Gêmeos, os Gêmeos

Relacionamentos, Maçonaria e Avatares



 “Eu reconheço o meu outro eu e ao minguar aquele
Eu cresço e brilho.”

 

Gêmeos é o terceiro dos três festivais mais importantes do ano espiritual (Áries, Touro, Gêmeos). Esses festivais, chamados de maiores, determinam a nota para todo o ciclo de um ano. O que foi iniciado em Áries consolida-se em Touro e é disseminado em Gêmeos.

Estes três signos são a influência subjetiva que está por trás de toda manifestação e, por isso, tudo o que pode ser inspirado, pensado, imaginado, visualizado e construído durante este período – em nível grupal e pessoal – tem uma boa oportunidade de manifestar-se.

Isso naturalmente é a magia branca que se aprende e que se manifesta à medida que sintonizamos as freqüências  dos signos zodiacais durante o ritmo anual. Cada vez mais estamos tornando-nos conscientes do poder do grupo (Aquário) e do que pode ser conseguido através de uma meditação global, principalmente, se o grupo reúne-se durante ‘a porta aberta’ no período de lua cheia - alguns dias antes de ela estar cheia, durante a hora exata e alguns dias depois. Esse poder aumenta cada vez que tomamos consciência dos Seres que atuam nos planos internos e que dão assistência a esse trabalho, sejam eles Mestres ou seres angélicos, estes (seres angélicos) os quais trabalham com Aqueles (Mestres).

O Mestre Tibetano, o qual ditou os livros a Alice Bailey, relembra-nos constantemente dos pares de opostos que devem ser equilibrados pelos que estão trilhando conscientemente o caminho spiritual. A maioria dos signos do zodíaco é dual em expressão e, na verdade, os seis pares de signos representam esta oscilação entre opostos, mas é Gêmeos o signo que cria com mais força essa consciência de dualidade. Gêmeos atua como o terceiro ponto no triângulo formado por cada par de signos e tem a função de criar harmonia e síntese. Isso faz com que Gêmeos seja um dos signos mais importantes, pois ele é  a influência que está por trás de todos os outros signos.

“… [Gêmeos] é chamado algumas vezes de “a constelação que dissolve a dualidade em uma síntese fluida”. Isso é assim pelo fato de Gêmeos governar todos os pares de opostos do zodíaco e de preservar a interação magnética entre eles. A unificação é possível, porque  a energia de Gêmeos mantém a relação entre eles fluida, isso é o que permite a união. Na verdade, tudo o que é dual deve se tornar Uno.

Deveria ser lembrado que, do ângulo do desenvolvimento final das doze potências zodiacais, os doze opostos devem ser unificados e se tornarem seis; o resultado disso é a fusão, em consciência, dos opostos polares.

Faça aqui uma pausa para refletir sobre esta frase. Do ponto de vista da razão humana esses opostos permanecerão eternamente, mas para o Iniciado, no qual a intuição já está funcionando, eles são seis grandes potências, porque atingiram “a liberdade dos dois”, como algumas vezes é chamado”. [1]

Preste atenção à frase “do angulo do desenvolvimento final das doze potências zodiacais”. Ela está relacionada às doze ultimas vidas do peregrino que está perto da liberação, e cada uma dessas vidas é passada em um dos 12 signos, como está simbolizado nos trabalhos de Hércules.

O que é essa “síntese fluída” que produz a “resolução da dualidade”? É a energia de Mercúrio, a personalidade ou o regente exotérico de Gêmeos e também veículo do segundo raio de amor sabedoria, o único raio que é transmitido através deste signo, tanto através de Mercúrio como de Vênus.


Gêmeos e Mercúrio são completamente compatíveis: Gêmeos é um signo mutável, enquanto mercúrio é o rápido mensageiro prateado que tem asas nos pés. Mercúrio entrega ao cérebro a mensagem da mente, passa para a mente concreta a mensagem da mente abstrata e entrega a mensagem de um gêmeo ao outro. Mercúrio faz com que Gêmeos seja receptivo à impressão, que revista a impressão de sons e que a reflita em palavras (por isso é dito que Gêmeos tem um motor na língua ou que é muito falante).

 

Mercúrio é o princípio que representa as idéias em sua  expressão  mais elementar e sem forma - até que elas recebam a influência de Saturno e sejam moldadas em formas-pensamentos.

Mercúrio é o regente do quarto raio da harmonia através do conflito, o principal raio que condiciona a humanidade como um todo; enquanto Gêmeos também é um dos  principais signos que rege a humanidade. Mercúrio está na linha de raios pares, a linha de amor-sabedoria e, por isso, é um bom distribuidor da energia de segundo raio que flui através de Gêmeos.

Vênus é o regente da alma de Gêmeos e a deusa da harmonia e da beleza. Vênus produz a síntese nas últimas etapas do equilíbrio entre os pares de opostos no plano mental. Vênus é o regente do 5º raio da ciência e é mental em sua expressão, é mais conhecido astrologicamente como a deusa do amor e do sexo, e isso é o que foi apreendido de sua expressão inferior no plano astral – embora o tema de união e de unidade permaneça.

Gêmeos é representado por duas colunas, que simbolizam a porta para as forças de Sírio, aquela Grande vida que é para o nosso sistema solar o que a alma é para a personalidade – e para onde a maioria da humanidade retornará quando tiver se liberado das encarnações terrestres. O segundo raio do amor sabedoria, de cor índigo, é o raio que caracteriza a energia que vem de Sírio e que combinada com Gêmeos, que é um condutor para a energia do segundo raio, cria uma poderosa expressão do “Cristo Cósmico”, cuja “cabeça” reside em Gêmeos. [2]

O símbolo de Gêmeos é também Jachin e Boaz, as duas colunas da maçonaria, entre as quais passa o candidato aos mistérios da iniciação. Gêmeos rege o grau do ‘CA’ ou do companheiro aprendiz também chamada segunda iniciação em outras tradições. O segundo grau de iniciação está intimamente relacionado à demonstração do controle do corpo astral ou de desejo, por isso o ‘CA’ está relacionado ao controle de Gêmeos sobre os pares de opostos do plano astral, com o subseqüente influxo de amor-sabedoria que resulta da integração e alinhamento deste nível.

Iniciação do ‘CA’                Jachin e Boaz


”A natureza sem forma das influências de Gêmeos torna-se surpreendentemente significativa quando se estuda a maçonaria. Esta instituição mundial, como já foi dito antes, foi organizada sob a influência e o impulso deste signo e, por isso, é regida por ele de uma maneira incomum. O formato ou o simbolismo exotérico da maçonaria mudou freqüentemente ao longo dos milênios, seu colorido atual é judeu, relativamente recente, e não significa que vai seguir assim, mas o significado interno e sua história desde o início da sua existência é a história do desenvolvimento da consciência do Cristo interno e da luz interior e esse significado é imutável. Os que entraram através das duas colunas de Hércules, os discípulos (Jachin e Boaz) e através do signo de Gêmeos, entraram para ficar”[3]


(Os estudantes dos ensinamentos da sabedoria que quiserem saber mais sobre a maçonaria, que admite homens e mulheres, devem usar o link abaixo [4])

 

A natureza sem forma de Gêmeos também é derivada do fato de que ele rege o corpo etérico. É a criação de formas no etérico que leva à manifestação física, quer seja a forma pensamento de um meditador ou as formas sutis criadas nos rituais das lojas maçônicas. A ausência de formas de Gêmeos é o que garante sua plasticidade e adaptabilidade, como foi mencionado antes. Por isso, como é um dos três maiores festivais subjetivos do ano espiritual, o seu trabalho é distribuir no corpo etérico do planeta os novos impulsos recebidos.   

Gêmeos também é um dos signos importantes para cura, pois ele rege as mãos, pelas quais passam e daí são  dirigidas as energia que vêm do coração. As mãos são também símbolo do serviço que um dos gêmeos presta ao outro ou que os membros da humanidade prestam uns aos outros. É por isso que Gêmeos é fundamentalmente um signo de relacionamentos e para isso também é ajudado por seu regente exotérico, o qual é Vênus. O período da lua cheia de Gêmeos, também é chamado de Festival de Boa Vontade ou Festival da Humanidade:


“O festival da Humanidade. Será o festival do espírito da humanidade que aspira a chegar cada vez mais perto de Deus, que procura alinhar sua vontade à vontade Divina, sobre a qual o Buda chamou a atenção. Este festival é dedicado à expressão da boa vontade, o aspecto mais inferior do amor, sobre o qual o Cristo chamou a atenção  e do qual Ele foi uma expressão perfeita. Será o dia, proeminente no qual a natureza divina do homem será reconhecida e o seu poder para expressar a boa vontade e estabelecer corretas relações humanas (por causa de sua divindade inata) será reforçado”.

 

É dito a nós que neste festival, por quase dois mil anos, o Cristo representa a humanidade e permanece diante da Hierarquia como o Deus-Homem, o líder de seu povo e “o irmão mais velho de uma grande família de irmãos”. Por causa disso, esse festival é de uma profunda invocação e apelo; ele expressará um aspiração básica com relação à fraternidade e à unidade espiritual de todos os seres humanos. Esse festival representará na consciência humana o efeito do trabalho do Buda e do Cristo e será celebrado no período da lua cheia de Gêmeos”. [5]


Assim, Gêmeos é um signo de relacionamentos. Preste atenção à frase: “ele representará na consciência humana o efeito do trabalho do Buda e do Cristo”; em outras palavras os primeiros festivais, o da Páscoa e o de Wesak (Áries e Touro) representam o Cristo e o Buda respectivamente; em Gêmeos, os dois unem-se como os dois gêmeos e distribuem o que foi gerado nos outros dois signos.


O Cristo e o Buda trabalharam juntos por milênios e constituem a linhagem espiritual prístina que tem guiado o planeta por éons. Logo, em um futuro não muito distante, quando estiver no período do surgimento da sexta raça raiz, o Buda se liberará permanentemente de seu trabalho no planeta Terra e seguirá um outro ‘caminho cósmico’, enquanto o Cristo assumirá o ‘manto’ do Buda. Isso será um acontecimento sem precedentes na história do planeta e reflete um sucesso na cura do (da) cisma?? que existiu entre a evolução da cadeia lunar e a cadeia terrestre, durante milhões  de anos. Por isso, os gêmeos serão UM, os dois hemisférios que eles representam estarão unificados em consciência. Quando isso acontecer, o mundo será um lugar muito mais unido e cooperativo.

Repetindo e parafraseando uma citação anterior, Gêmeos representa o festival do espírito da humanidade que aspira uma conexão com o divino, buscando alinhar-se com o propósito da deidade e determinado a expressar boa vontade e corretas relações humanas. Na verdade, como Vênus é o regente da alma de Gêmeos e o regente do 5o raio da ciência, ele também rege a ciência das corretas relações  humanas. Esse fato é a chave do desenvolvimento evolucionário do ciclo Aquariano que é iminente. As Nações Unidas serão para sempre a grande esperança e símbolo de para onde a humanidade está se dirigindo com relação a essa meta, e seu mapa exotérico tem a lua em Gêmeos.  

Mas o Buda e o Cristo têm outros ajudantes que não somente os Chohans, os Mestres de Sabedoria e os iniciados e discípulos que trabalham nos vários ashrams do plano búdico. Existem alguns avatares que cooperam com eles, com a permissão do esquema terrestre, e suas origens estão muito além deste esquema. É interessante como o mundo todo ainda está encantado pelo filme chamado Avatar, e isso é um reflexo do que permeia a consciência humana.


”….
Um avatar é um raio de glória perfeita e efulgente, que se revestiu de matéria com o propósito de serviço. Todos os avateres, no sentido estrito da palavra, são almas liberadas...” [6]

 

De um determinado ponto de vista, um avatar é a corporificação de um raio de força. Existem vários tipos de avatar: 1. Avatares Cósmicos, 2. Avatares Solares, 3. Avatares Interplanetários, 4. Avatares Planetários, 5. Avatares Humanos. Quando falamos da qualidade sintética de Gêmeos, o Avatar da Síntese vem-nos à mente.

“O Avatar de Síntese, que está trabalhando em cooperação com o Cristo, é um deles. Mantenha na mente que esses avatares extra-planetários não chegaram ao elevado estado de desenvolvimento espiritual que têm nem mesmo em nosso sistema solar. Sua fonte, origem e relacionamentos espirituais são um grande mistério, até mesmo para os logos planetários os quais eles ajudam quando o apelo invocativo de algum planeta é adequado.


Não pensem que eles vêm para consertar o que está errado ou para eliminar o mal. Uns poucos, muito poucos, podem fazer isso, mas eles trabalham na linha das sete energias de raio dentro do sistema solar e produzem certos efeitos energéticos que são necessários  em algum período específico. O trabalho construtivo do Avatar da Síntese será evidente para vocês por causa do nome pelo qual ele é conhecido. Ele está vindo à Terra para estimular a manifestação da totalidade,  a unidade, e a inter-relação, por isso Ele vem para aplicar e usar energia de primeiro raio. 

Ele carregará ou galvanizará com uma energia dinâmica os três grupos distribuidores: os Agentes de Shambala, os Nirmanakayas e o NGSM e, de uma maneira misteriosa, os relacionará uns aos outros de forma que uma nova síntese e um novo alinhamento estará presente no mundo. Todos os avatares corporificam energia de uma maneira que nenhum planeta é capaz de receber”.
[7]

 

A força espiritual mais pura e mais poderosa que emana de Shambala só muito recentemente na história do planeta foi permitida que impactasse a humanidade diretamente. Essa força é a que corporifica a energia de primeiro raio ou poder. Até muito recentemente, a Grande Fraternidade Branca atuava como um escudo ou um filtro para essas forças. Agora, o Avatar da Síntese, que aplica e maneja energia de primeiro raio, e, que trabalha em cooperação com o Cristo, catalisa este ciclo.

A energia de primeiro raio do Avatar é filtrada pela qualidade de Amor-Sabedoria do Cristo para que não seja tão destrutiva. O festival de Áries pertence ao Cristo, mas  de uma maneira especial (referida antes), o festival de Gêmeos também pertence a Ele. Além de dirigir forças muito abstratas que vêm de Shambala e de outros seres angélicos (os Nirmanakayas), o Novo Grupo de Servidores do Mundo (os que são espiritualmente conscientes no mundo), também recebem um grande estímulo. 


Quando a dualidade controla- Gêmeos, em seu aspecto inferior- é dividido; transformam-se em duas caras, os manipuladores e de língua destrutiva. Mas, quando a seiva da síntese está fluindo, eles são o oposto.


“A separatividade da família humana, junto com seu egoísmo, atingiu vastas proporções [antes da 2ª. Guerra mundial], e o efeito disso era que a humanidade era completamente dominada pelas forças do mal. Em resposta ao apelo descoordenado, mas massivo da humanidade, a Hierarquia invocou uma interferência espiritual extra. A propaganda egoísta era interminável, fosse falada ou escrita; era materialista, nacionalista e basicamente falsa. Isso gerou um clamor tão grande que atingiu as esferas elevadas, as quais geralmente são impermeáveis aos sons do mundo. O Avatar da Síntese foi chamado para ajudar. O principal objetivo e a tarefa imediata do Cristo era pôr um fim na separatividade que existia entre homem e homem, entre família e família, entre comunidade e comunidade, e entre nação e nação”.
[8] 

 

Obviamente, nos últimos 60 anos, apesar de algumas discrepâncias, existe um espírito de cooperação crescente na humanidade e isso é algo sem precedentes. Isso foi provocado por vários fatores:

 

1. Desastres naturais: vulcões, terremotos, enchentes, furacões. Nunca se viu antes tantas nações se prontificando para ajudar outras em períodos de emergência; não somente dando ajuda financeira, mas enviando equipes de especialistas em várias áreas para doarem seus serviços.


2. Desastres por causas humanas: vazamento de óleo, poluição, alertas globais, crises agriculturais, e o reconhecimento crescente de que a Terra é um organismo que não reconhece fronteiras nacionais ou políticas. O aumento da compreensão da lei de causa e efeito em uma ou outra parte do mundo.


4. Comércio internacional, esporte e todos os fatores que contribuem para movimentar a maré da humanidade – a mistura e a síntese das raças, ideologias e culturas.

 

5. O resultado do que foi dito acima é o crescimento da compaixão, tolerância e compreensão, apesar de algumas questões culturais, religiosas ou raciais ainda não estarem resolvidas – pois o drama das minorias tende a tirar a atenção do que a maioria já está expressando.   


Mas o que ainda está profundamente arraigado serve para indicar o caminho para a síntese, porque os opostos estão claramente definidos (isso se relaciona ao que foi comentado antes sobre o quarto raio da harmonia através do conflito).

”O Espírito de Síntese, que está trabalhando através do grande avatar de primeiro raio (o Avatar da Síntese), está mais perto da Terra do que nunca, e a claridade que surgirá da Sua Presença já está disponível. A tendência para integração entre os homens pode ser mais facilmente estimulada e uma nova síntese, conseguida. Mas antes que essa integração e essa síntese sejam possíveis, essa energia de primeiro raio deve trabalhar para destruir tudo o que impede a integração e tudo o que atrapalha a síntese necessária. Os próprios seres humanos têm que eliminar os preconceitos, as animosidades e as idéias fixas obstaculizadoras da síntese, as quais já criaram divisões e prejudicaram a compreensão entre seres humanos [9]

 

... a conseqüente precipitação da potência do Cristo será tão grande que a distinção entre amor e ódio, entre agressão e liberdade, entre ganância e partilha será absolutamente clara aos olhos de todos os homens e, por isso, a distinção entre o bem e o mal  também será igualmente clara...” [10]

Phillip Lindsay © 2010.
_________________________________________

 

____________
[1] Astrologia Esotérica, Alice A. Bailey. p.348-9.
[2] Astrologia Esotérica , Alice A. Bailey. p.348.
[3] Astrologia Esotérica , Alice A. Bailey. p.346.
[4] http://www.grandlodgeaum.org/
[5] A Exteriorizaçao da Hierarquia, Alice A. Bailey. p.421.
[6] Um Tratado sobre o Fogo Cósmico, Alice A. Bailey. p.722.
[7] Os Raios e As Iniciações, Alice A. Bailey. pp.734-5.
[8] A Exteriorizaçao da Hierarquia Alice A. Bailey. p.649.
[9] Os Raios e As Iniciações, Alice A. Bailey. p.752.
[10] O Reaparicimento do Cristo, Alice A. Bailey. p.111.

 

OBS. Todas as páginas são das edições em inglês.