Câncer e o Nascimento da Humanidade

 

Câncer e o Nascimento da Humanidade
Câncer e o Número 4
Câncer, a Cadeia Lunar e o Sexo
Efeito nos Centros de Energia Durante o Período de Câncer
Bill Gates: o Propósito da Alma do Ascendente em Câncer

Câncer e o Nascimento da Humanidade

Câncer é um dos signos mais antigos do zodíaco e está relacionado à maternidade, ao nascimento, aos antigos instintos de sobrevivência, e também ao estudo do passado, ou História; por isso, este período é bem apropriado para explorar o passado. A humanidade foi ungida com a “centelha da mente” ou alma enquanto o Sol estava em Câncer, em tempos antigos. Esse foi o período do verdadeiro surgimento do reino humano a partir do reino animal. O reino humano tornou-se a ponte entre o reino das almas e o reino animal. Naqueles tempos antigos, havia menos signos zodiacais:

“Nos dias da Lemúria, durante o período inicial do homem animal, antes de a humanidade surgir na terra, o qual foi um período intermediário de desenvolvimento, existiam oito signos zodiacais influenciando o planeta e os reinos da natureza. Não havia resposta à influência de Leão e Virgem. O mistério da esfinge não existia, e esses dois signos não faziam parte do círculo zodiacal. Então aconteceu a individualização e a semente da cristandade foi plantada no homem, fazendo com que estes dois signos começassem a influenciar a humanidade. Gradualmente, esta influência foi reconhecida, e o zodíaco passou a ter dez signos”. [1]

Naturalmente, Leão é o signo que trouxe a autoconsciência à humanidade, mas Câncer teve uma longa influência durante os estágios iniciais do período de individualização. Este fato pode ser deduzido da seguinte citação:

“Já dei antes uma pista sobre qual computação astrológica pode servir de base para o tempo da ”Grande Aproximação“ da Hierarquia, no processo de sua manifestação planetária, e foi quando a individualização aconteceu. Como conseqüência, surgiu o quarto Reino da natureza. Eu indiquei que este tremendo evento ocorreu há 21.688.345 anos atrás. Nesse tempo o Sol estava em Leão, e então o processo iniciado sobre o plano físico, que produziu outros acontecimentos físicos no planeta, levou aproximadamente 5000 anos para amadurecer. O Sol estava em Gêmeos quando a crise final de individualização aconteceu e quando a porta foi fechada sobre o reino animal”. [2]

Obviamente, o Sol faz a sua precessão astronômica (“movendo para trás”) através do zodíaco indo de Leão a Câncer e depois Gêmeos. Como eram 10 signos zodiacais no período da individualização, o ciclo deve ter sido de mais ou menos 2.500 anos, se havia, para usar um termo astronômico, uma “obliqüidade elíptica” similar a que existe hoje. Para que os três signos pudessem cobrir um período de 5.000 anos, Câncer deve ter tomado um ciclo total de 2.500 anos, enquanto Leão e Gêmeos regeram os 2.500 anos remanescentes. Por isso a influência de Câncer foi algo extraordinário, atuando como a grande “porta” para a encarnação de milhões de almas humanas que, pela primeira vez, se apropriaram de veículos físicos.

Esta afirmação pode fazer surgir muitos questionamentos no leitor desta carta, e é um fato que esse período da história humana é um dos mais obscuros, complexos e misteriosos. Quem decretou ou “acrescentou” esses dois signos extra? A resposta mais curta é que essas forças foram disponibilizadas pelos guias da raça humana, e, na verdade, os signos são entidades vivas da mesma forma que os planetas são habitados por grande “vidas”. Uma outra pergunta é: o que é a alma”? Ou quem são os anjos solares que se “emprestaram” à evolução da Terra. Infelizmente em uma carta como esta não dá para explorar mais profundamente.

Câncer e o Número 4

É importante refletir sobre o número 4, pois ele é o numero da matéria, da fundação e do quadrado. “Cidade de quatro lados” é um termo que se refere à humanidade ou à personalidade. Os ensinamentos da sabedoria sem idade nos solicitam que invoquemos a nossa “triplicidade espiritual”, que “paira sobre o quadrado, e irradia a energia de luz o campo do pensamento ativo, que aguarda.” [3]

Câncer era e ainda é o 4º signo, o quarto reino é o humano e, no momento, estamos no enorme ciclo da quarta ronda (616.896.000 anos), isto está ocorrendo no “quarto esquema planetário” (a terra), durante a “quarta cadeia” de sete globos, sobre o quarto globo, ou encarnação desta evolução. Existe também o “quarto caminho cósmico” que a humanidade segue quando se libera, que é o caminho para Sírio, o Eu Superior deste sistema solar. (No zodíaco ocidental, Sírio está em Câncer atualmente).

Naturalmente, o quarto raio de harmonia através do conflito (também chamado de raio da arte e da beleza), também está relacionado ao 4 é o “raio da humanidade”. Do mesmo modo que a humanidade é o “reino do meio” entre espírito e matéria, o 4º raio é o “raio do meio” entre 7. O quarto raio é co-regido pela Lua, que também é o regente esotérico de Câncer. O quarto chakra é o coração, o quarto plano é o búdico, e a meta da humanidade é atingir esse estado de consciência.

A “cadeia lunar” foi a cadeia anterior (terceira) e a nossa é a quarta, a cadeia terrestre, no esquema também chamado terra, que também é o quarto. Por isso seu surgimento através da regência de Câncer, no momento da individualização, mostra a ligação entre as duas cadeias; embora as “almas da cadeia lunar” tenham vindo para o globo terrestre muitos milhões de anos depois, na Atlântida.

Netuno é o regente da alma de Câncer (e interessantemente também de Leão) e “substitui a cadeia lunar que foi um insucesso:  “Caso nos tivesse sido dado um mapa que descrevesse os dias pré-lemurianos, e que retratasse o que aconteceu nesse passado longínquo (humanamente falando) teríamos visto retratada a cadeia lunar, omitindo a cadeia de Netuno”.

Especulativamente, mesmo que Netuno seja o regente do sexto raio de devoção e idealismo, ele pode ser considerado como sendo “velado” pela Lua que é o regente do quarto raio. Netuno está intimamente associado com as artes, a mídia e as experiências visionárias – todas relacionadas ao quarto raio. Tanto a Lua como Netuno são relacionados ao corpo astral ou emocional, de onde provêm muitas inspirações artísticas. Para muitos o corpo astral é o ponto de menor resistência para a inspiração reflexa do eu superior.

O período de 5000 anos de 21.688.345 a 21.683.345 (contando de 1931) viu o maior ímpeto da individualização humana que nesta época usavam corpos andróginos ou hermafroditos. Esta é a base de Adão e Eva no Novo Testamento, um texto derivado dos ensinamentos hindus mais antigos. Originalmente Adão e Eva eram um – Adão-Eva (Jod-Heva, masculino-feminino), e depois foram separados formando os dois sexos. Câncer, a mãe, reproduz os dois sexos, e mantém dentro dela o arquétipo dos dois como também a reunificação em uma forma hermafrodita, em um futuro muito distante.

É interessante observar que o processo de individualização começou no signo masculino de Leão, viu seu período mais longo em Câncer e finalizou em Gêmeos – de certa forma um signo andrógino – os gêmeos. Mas a separação dos sexos aconteceu gradualmente, culminando três milhões de anos depois, coincidindo com o registro da centelha de mente que tinha sido implantado antes. Esse período intermediário também viu a individualização de outros grupos de almas.

Aprofundando mais o simbolismo esotérico do Antigo Testamento, os gêmeos Cain e Abel, são os chamados “hermafroditas separados”, a 5ª subraça da raça lemuriana ou terceira raça (3.5), eles produziram a raça atlante ou quarta raça (Seth-Enos) “que experimentaram do fruto da árvore do bem e do mal – sabedoria já unificada na terra e por isso impura. Conseqüentemente a inteligência teria que conquistar a sabedoria através da iniciação e de grande luta e esforço.” [4]

Câncer, a Cadeia Lunar e o Sexo

Penetrando um pouco mais na noite dos tempos, descobrimos que a evolução da cadeia lunar (que ocorreu a incontáveis eons antes da cadeia terrestre), contém a chave dos mistérios de nossa Lua e do sexo:

“A cadeia lunar está em processo de extinção e resta somente um corpo em decomposição... A cadeia lunar traz em si uma historia oculta curiosa onde foi presenciado um insucesso sistêmico. Está conectada aos princípios inferiores... o sofrimento sexual deste planeta encontra sua origem no insucesso da Lua... a evolução na Lua foi interrompida abruptamente e paralisada, pela interferência do Logos Solar. O segredo do sofrimento na cadeia terrestre, que faz com que mereça o nome de ‘Esfera de Sofrimento’, e o mistério da longa e dolorosa observação mantida pelo OBSERVADOR SILENCIOSO, tem sua origem nos eventos que levaram a cadeia lunar a um fim terrível. Condições de agonia e desespero, como as que existem em nosso planeta, não existem, no mesmo grau, em nenhum outro esquema.

O mau uso do poder vibratório de um determinado centro, a perversão, distorção e utilização de força para fins errados, que não estão de acordo com o propósito da evolução, contribuem muito para o mistério da Lua.

Certos resultados, tal como encontrar seu oposto polar, foram acelerados indevidamente na cadeia lunar e a conseqüência foi um desenvolvimento desequilibrado e um atraso na evolução de alguns devas e grupos humanos.

A origem da ‘guerra’ entre os Senhores da Face Escura e a Irmandade da Luz, que serviu de base para a atividade nos dias atlantes, e durante a presente raça raiz, pode ser descoberta na cadeia lunar”. [5]

Material evocativo! Fraseologia interessante, “sofrimento sexual”, “agonia e desespero”. A Lua está, naturalmente, conectada com todos os ciclos biológicos vegetais, animais e humanos, mas os princípios espirituais, que uma vez estiveram nela, foram retirados. O ciclo lunar das mulheres obviamente está relacionado à concepção e sexo, por isso a conexão de Câncer com o nascimento e também com o outro signo de água: Escorpião:

“Escorpião está conectado da forma mais interessante com a constelação de Câncer, através da influência do sexto raio, porque deveria ser lembrado que este raio também se expressa através de Netuno, embora de uma maneira espiritual e esotérica. Netuno rege Câncer esotericamente, portanto, o significado é claro, pois Câncer é o signo do nascimento, é a porta para a encarnação e é o signo da gestação (geração). Escorpião é o signo do sexo e regeneração; e nascimento é sempre o resultado de uma relação sexual. Pai-espírto e mãe-matéria, quando se unem, produzem o filho. Os testes, dificuldades e dores desta era são sintomas ou indicação da ‘entrada na manifestação’ de uma nova cultura e civilização. Eles anunciam o nascimento de uma nova era pela qual o mundo inteiro espera. Isso acontecerá se — falando esotericamente — a energia de 6º raio de Marte for transmutada na energia de 6º raio de Netuno, pois um é ‘objetivo e cheio de sangue’ e o outro é ‘subjetivo e cheio de vida’.

Um grande mistério está velado e escondido na relação citada acima, pois Câncer–Netuno são expressões do sétimo raio... ao mesmo tempo estão intimamente conectados com o principio mental, pois se expressa através dos Anjos Solares... foi em conexão com o sexto e o sétimo raio que surgiu o “tremendo desejo por encarnação”, que, nos tempos primordiais, resultou na queda dos Anjos.” (i.e., Individualização). [6]

Existe muito para ser explorado nesta citação, mas agora veremos apenas alguns pontos:

a. Os testes, dificuldade e dores desta era, e “a nova civilização”, indicam o início da era aquariana que estamos entrando. Este período se inicia depois do conflito global das guerras mundiais, que são, esotericamente, uma recapitulação da guerra atlante que foi mencionada acima. Por isso ainda estamos lidando com o resultado de causas iniciadas nos tempos atlantes e mesmo na cadeia lunar. Tudo isso está conectado com a “revolução sexual” dos últimos 40 anos mais ou menos, que acontece desde o fim das duas guerras mundiais, e que ainda está se realizando, dentro do processo que a humanidade atravessa.

b. O sétimo raio chega até nós através de Câncer (da mesma forma que o terceiro raio), mas em nenhum lugar nos seus ensinamentos, DK associa Netuno com o sétimo raio, esse é um grande mistério que vale a pena uma profunda reflexão. O sétimo raio de ordem cerimonial é o raio que está se manifestando e que de alguma forma é semelhante e está relacionado ao terceiro raio, o “raio mãe”, por causa de sua relação com Câncer.

c. O terceiro raio de inteligência ativa que é projetado através de Câncer, foi uma das forças primárias que ajudou no processo de individualização, e no desenvolvimento do princípio mental. Aprofundando o simbolismo do “3”, a individualização, muito provavelmente, começou na terceira sub-raça da terceira raça (3.3), culminando na quinta subraça da 5ª. raça (3.5), durante um período de três milhões de anos. Esta vibração numérica de 3.3 obviamente está relacionada à terceira cadeia anterior à cadeia terrestre e muito provavelmente ao “terceiro globo” daquela cadeia.

Efeitos nos Centros de Energia Durante o Período de Câncer

Que centros se esperaria que fossem ativados quando o Sol estava em Câncer? Para os que estão sobre a cruz mutável, principalmente o centro sacro e o plexo solar. O sacro, por causa da necessidade de sobrevivência, e Câncer é a mãe que provê as condições básicas de alimento, abrigo e proteção. O plexo solar por causa da natureza aquosa de Câncer, de sua sensibilidade astral, dos medos etc. Para os que estão firmemente enraizados sobre a cruz fixa, o centro cardíaco é o que se estimula, e com o qual do Deus das Águas, Netuno, está intimamente associado. O amor incondicional da mãe pelos filhos tornar-se o amor incondicional do servidor/nutridor/obstretra (parteiro) do Plano, que tem o centro cardíaco desperto.

Mas, mesmo para a maioria dos que estão no caminho, o principal efeito, enquanto o Sol está em Câncer, provavelmente será sobre o plexo solar. A causa disto é o fato, claro e pleno, de que a maioria dos aspirantes e muitos discípulos, estão, na maior parte do tempo, enfocados no plexo solar. É importante observar que o regente da alma de Câncer, Netuno, é um dos principais regentes do plexo solar. Pode-se, intuitivamente, associar Netuno à luz superior (o ponto de cima – N.T.) do plexo solar, sobre o qual DK fala no livro Magia Branca, e que de alguma forma atua como uma ponte para o centro cardíaco.

Durante o período de Câncer, sob a regência da Lua, pode-se esperar, com certeza, aquilo que conecta o morador com o inconsciente: emoções avassaladoras, apego às coisas, ligação ao passado, aderência à crenças, à percepções místicas destorcidas, à falta de clareza e acurácia de pensamento, à preocupação com dinheiro, à “pão durismo” com dinheiro etc. Muitas dessas características são originadas pelo medo.

“Agora está claro para vocês porque a Lua e Netuno, ao transmitir as energias da natureza psíquica e da forma, junto com a tendência para ter sucesso através do conflito (quarto raio), regem tão fortemente Câncer, tanto direta como indiretamente. Eles controlam a forma e a natureza psíquica inferior e produzem o campo de batalha (que depois se transforma na terra ardente) onde os dois ‘enfrentam no conflito final’ suas correspondências superiores; a alma e o espírito; pois matéria é espírito em seu ponto mais inferior, e espírito é matéria em seu ponto mais elevado”. [7]

Durante Câncer, certamente, pode haver experiências intensas, geralmente associadas à natureza de sentimentos, sonhos vívidos, retrospectiva do passado para esclarecer o presente; é um tempo para refletir e penetrar.

DK diz que a “reação à emoção-sentimento desempenhou uma parte ativa e educacional no despertar da mente”. [8] É interessante que os dois raios 3 e 7 são os únicos a se expressarem através de Câncer e estão na linha mental ou “impar”- no entanto eles são distribuídos pelos raios “pares” do planeta, que seguem a linha do coração, por isso Câncer possui uma síntese única e a expressão de amor e mente.

Os centros planetários que podem ser afetados durante este período podem ser Nova Iorque e Tóquio, porque são regidos por Câncer. É interessante que “as águas desabaram” através do estado de NI, e regiões adjacentes durante o período de Câncer em 2006. Washington também é regido por Câncer, como é também o raio da personalidade da Escandinávia. Dois dos 5 maiores centros planetários têm a influência de Câncer e talvez haja acontecimentos significantes durante este período.

Bill Gates: O propósito da Alma do Ascendente em Câncer

O homem mais rico do mundo, Bill Gates, planeja sair da Microsoft e se concentrar na Fundação Bill e Melinda Gates, que ele fundou junto com a esposa. Ele não tem somente a intenção de doar sua fortuna para as nações em desenvolvimento, mas quer estar seguro de que o dinheiro será bem utilizado. Não somente isso, mas sua atuação criou uma extraordinária potência magnética que resultou no fato de que o segundo homem mais rico do planeta, Warren Buffet, doasse 30 bilhões de dólares à Fundação Gates. Isso nos lembra da seguinte passagem sobre Câncer:

“Este signo pode conter significados profundos para todos. Vocês estão em processo de encarnação, estão seguindo o caminho que escolheram. A casa que vocês construíram já está acesa? É ela uma casa iluminada ou uma prisão escura? Se for uma casa iluminada, você atrairá para a sua luz e calor todos os que estiverem à sua volta e a atração magnética de sua alma, cuja natureza é luz e amor, servirá a muitos”. [9]

Tanto Buffet com Gates fizeram gestos extraordinários, e para Gates isso é certamente uma indicação do potencial de alma de seu ascendente em Câncer, ao nutrir o mundo. Ceres a deusa asteróide dos grãos, está “sentada” no lado oposto de seu signo ascendente de Câncer, aumentando e fortalecendo o tema da nutrição.

Com o Sol, Vênus e Saturno em Escorpião, Gates foi um homem de negócios duro e determinado, e, com sua firma a Microsoft, foi grandemente criticado por monopolizar o mercado e por atuar vigorosamente com uma forte competição, mas ele sempre manteve a intenção de que um dia ele doaria tudo, como está fazendo agora, de uma forma sem precedentes, e, de alguma maneira, revolucionária.

O planeta de revolução e mudança é Urano que está colocado na primeira casa do mapa de Gates, na cúspide da segunda casa de dinheiro e finanças. Urano está intimamente relacionado a dinheiro e obviamente rege o sétimo raio. Urano rege exotéricamente a tecnologia de computação e as comunicações e não há a menor dúvida que desempenha um papel importante em seu horóscopo.

Olhar os regentes do ascendente em Câncer nos dará algumas chaves para o destino e propósito da alma de Gates. Sua Lua está em Áries, colocada como o planeta mais elevado da carta o que proporciona um grande apelo público e domina a décima casa de carreira e profissão. A Lua possibilita e acrescenta a expressão marcial de seu Sol em Escorpião e a liderança agressiva que conduz as qualidades incríveis que foram exibidas. Mas a Lua em oposição a Marte em Libra, de alguma forma “pacifica” o Sol em Escorpião e a Lua em Áries — eles não são tão marciais em suas expressões, como seriam se não existisse essa oposição, no entanto, a oposição Lua–Marte provê um poderoso ponto de tensão, desde o qual Gates trabalha.

Observando Netuno, o regente da Alma de Câncer, o encontramos em Libra, em conjunção com o seu Sol que está em Escorpião, o que dá a ele uma grande visão e um alto idealismo. O leitor pode lembrar a referência anterior sobre Marte, Netuno e o sexto raio — todos os ingredientes que estão no mapa de Gates. Existe também uma conexão Netuno/Sétimo raio.

No presente momento, por progressão o seu Sol está no fim de Sagitário um signo conhecido como provendo grande visão, e uma mente enfocada e unidirecionada para alcançar a meta. A progressão de Plutão está no Sol, também em progressão, e continuará assim até o fim de 2007. Essas duas potências também estão ativadas na sua Palas-Athena natal, a deusa asteróide associada com política, causas sociais e tipos especiais de pensamentos relacionados à visão e visualização. Plutão proverá, neste período, a personalidade escorpiônica de Gates, de grande força de ação — e a seguir incansavelmente para adiante a fim de atingir algumas das metas maiores estabelecidas por ele. Os dois planetas estão colocados na sexta casa de serviço e saúde.

Durante a Lua Cheia de Câncer de 2006, o Sol estará diretamente sobre o ascendente de Gates em Câncer, potencializando ainda mais o propósito da alma que já foi colocado em ação.

por Phillip Lindsay © 2006


[1] Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p. 159.
[2] ibid. p. 64.
[3] Discipleship in the New Age II, Alice A. Bailey. p. 134.
[4] The Secret Doctrine II, H.P. Blavatsky. p. 134. Veja também Hidden History of Humanity por Phillip Lindsay.
[5] A Treatise on Cosmic Fire, Alice A. Bailey. pp. 414-7.
[6] Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. pp. 217-8.
[7] Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p. 340.
[8] ibid. p. 323.
[9] ibid. p. 343.

Back to Menu